É considerado por muitos a Miami da América Central, devido a sua zona franca para compras de diversos produtos, além de ser um dos destinos com mais secret’s spots de surf da América Central e Bocas del Toro é um deles. Dos mares azul turquesa, as fazendas de café e as florestas Chiriquí, Panamá pode ser tão emocionante como você deseja. Além do surf, o Panamá é muito rico em belezas naturais e há muitos pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer! Conheça o Panamá de ponta a ponta!
PRINCIPAIS CIDADES:
CIDADE DO PANAMÁ
Sua capital é uma das principais e maiores cidades das Américas. Você encontrará boas opções de compras devido a zona franca. A capital mais cosmopolita da América Central, a Cidade do Panamá é uma vibrante metrópole e porta de entrada para escapes tropicais. Muitos mundos coexistem no Panamá, pois é um excelente destino para quem está à procura de boas compras e diversão.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
Plaza Bolivar;
Calzada de Amador;
Independence Square;
Centennial Bridge;
Iglesia de la Merced;
Iglesia de San Francisco de Asis;
Casco Viejo;
Cinta Costera;
Bahai Temple;
Avenida Balboa;
Cerro Arcón.
BOCAS DEL TORO
Bocas del Toro é um paraíso tropical, pois oferece aos turistas praias limpas de areias brancas, coqueiros, bons hotéis, restaurantes, muito turismo e passeios. O mergulho e o surf são os principais esportes atraindo turistas de todos os cantos da Europa e das Américas.
Com seus fundos de corais e ondas tubulares, muitos chegam a comparar com a Indonésia podendo receber ondulações até 8 pés sólidos em seus dias épicos. Essas ilhas estão localizadas no caribe panamenho, sua temporada de ondas vai de abril a dezembro e o vento costuma soprar terral. Existem mais de 5 picos que quebram tanto para direita quanto para esquerda.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
Oreba Chocolate Tour;
Random Art;
Bocas Dive Center;
Bocas Diving Pirates;
Bocas Sailing;
Etreker Travel;
Kawi Voyage;
Ancon Expeditions of Panama;
Bastimentos Alive Tours;
Hello Travel Panama.
LA CHORRERA
É uma das maiores cidades do país e está praticamente no centro do Panamá. Não se sabe exatamente o porquê do nome La Chorrera, mas acreditam que seja devido as cachoeiras na região.
PRINCIPAIS LOCAIS:
Chorro Trindad;
Chorro de La Chorrera;
Chorro de Canoa.
COLÓN
A cidade é a segunda maior do país, com um porto muito importante, com um centro comercial e é uma interessante opção para os turistas. Antigamente a cidade era chamada de Aspinwall que foi o sobrenome de um dos fundadores da ferrovia do Panamá e depois para Colón que é a forma hispanizada de dizer Colombo.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE:
Eclusas de Gatún;
Forte San Lorenzo;
Agua Clara Locks;
Portobelo National Park;
Observation Centre Canal Expansion;
Centro de Observacion de la Ampliacion;
Catedral Inmaculada Concepción;
Zona Libre De Colón;
The Galeta Marine Laboratory;
Iglesia de Cristo a Orillas del Mar.
CHIRIQUÍ
É uma província que faz fronteira com o sul da Costa Rica e tem uma beleza inigualável. Nesta região, irá encontrar montanhas, rios e a calmaria. A principal economia de Chiriquí é baseada na pecuária, agricultura e houve a remodelação do aeroporto para que haja mais facilidade para chegar na região.
PRINCIPAIS LOCAIS:
Volcan Baru National Park;
Sendero Los Quetzales;
The Lost Waterfalls;
Pipeline Trail;
Franklin’s Horseback Riding;
Finca Dracula;
Jungla de Panama Wildlife Refuge;
Los Cangilones de Gualaca;
Raquel’s Ark;
Caldera Hot Springs.
SANTA CATALINA
Uma região bem afastada do tradicional Panamá turístico, esse é o destino perfeito para quem busca descanso, boas ondas e natureza. Localizado a quase 7hs de carro da capital panamenha, você encontrará uma das mais constantes e perfeitas direitas da América Central, a famosa e poderosa Punta Brava.
PRINCIPAIS ATIVIDADES NA CIDADE:
Panama Dive Center;
Scuba Coiba;
Water Baby Dive Center;
Junglecat Panama;
Coiba Dive Center;
Fluid Adventures Panama;
Watching Dolphin.
PUNTA CHAME
Chame é uma ótima opção, pois está a aproximadamente 50 minutos da cidade do Panamá e nesta região você poderá preencher seu tempo praticando wind Surf, kite Surf e outros esportes que precisam da força dos ventos.
COMO CHEGAR NO PANAMÁ
O aeroporto de Tocumen é o principal do país e para facilitar, há apenas um local para desembarque. As empresas aéreas que saem do Brasil e vão para o Panamá são: Copa Airlines, Avianca, Latam, American Airlines e Aeromexico.
A CULINÁRIA LOCAL
A culinária panamenha tem grande influência dos negros de origem criolé vindos do caribe para a construção do canal e por esse motivo, você encontrará leite de coco, arroz, castanhas, carnes, aves, pescados, banana em purê, frita, assada e refogada.
OS 10 PRINCIPAIS PRATOS TÍPICOS:
Fritura de Frijoles Cabeza Negra;
Enrollado de Plátanos Con Frijoles;
Chocao Panameño;
Chicheme;
Carne Entomatada (estilo Interiorano);
Carimañolas;
Arroz Con Tities y Coco;
Arroz Con Chorizo y AjÍes Dulces;
Arroz Con Bacalao;
Sopa Borracha.
GEOGRAFIA
Todo o país é composto por montanhas rochosas, é dividido pelo Canal do Panamá, faz fronteira ao norte com o mar do caribe, ao leste com a Colômbia, ao sul com o oceano pacífico e a oeste com a Costa Rica.
CLIMA/MELHORES ÉPOCAS
O clima do Panamá é tropical, porém chuvoso e seco. O período mais seco está entre os meses de dezembro a março e o mais chuvoso está entre abril a novembro, podendo se entender até dezembro. Tanto na costa do pacífico e a costa do caribe, as temperaturas variam de 25ºc a 32cº.
RELIGIÃO
Cristã / Islâmica / Outras religiões / Sem religião / Ateu.
FESTAS:
Dia de ano novo;
Dia dos Mártires;
Carnaval;
Dia do trabalho;
Dia da Raça;
Dia do Hino Nacional;
Dia da Bandeira;
Grito de Independência em Los Santos;
Independência da Espanha;
Dia da Mãe;
Natal;
Fundação da Cidade do Panamá;
Dia da hispanidade.
CLIMA/MELHORES ÉPOCAS
O clima do Panamá é tropical, porém chuvoso e seco. O período mais seco está entre os meses de dezembro a março e o mais chuvoso está entre abril a novembro, podendo se entender até dezembro. Tanto na costa do pacífico e a costa do caribe, as temperaturas variam de 25ºc a 32cº.
ONDAS E PICOS:
Punta Brava: Localizado em Santa Catalina, essa é uma das principais e mais constantes ondas do país. Direita e esquerda de point break, fundo de pedra, com um longo tubo na maré seca;
Carenero: Estas ondas ficam na ponta de fora da ilha de Carenero. São três seções de ondas em fundo de coral e raso. Triângulos perfeitos com bons tubos. Esquerdas longas e rápidas, custam aproximadamente U$2,00 por pessoa ida e volta para ir de barco até esta onda com saída do porto da ilha de Colón (principal ilha);
Punch: Direitas e esquerdas na ilha principal (Colón). Onda manobrável, mais cheia, bem constante. Quando o mar sobe quebram várias ondas ao longo da praia. Fundo de pedra e coral. A entrada e saída do mar pode causar alguns cortes nos pés. Uma boa idéia é usar uma botinha;
Dumper’s: Existem duas ondas nesta baía com fundo de pedra, a de dentro é uma esquerda muito boa. Dumper`s de fora é uma onda tubular e quebra geralmente no mesmo lugar, tubo seco e largo;
Bluff: É um beach break bem mais afastado da cidade, geralmente sem crowd. Muitas valas ao longo da praia. Ideal para bodyboard;
Silver Back: É a onda mais power de Bocas del Toro, geralmente quebra com ondulações mariores e é indicado para surfistas experientes.
CURIOSIDADES:
Dia 21 de outubro e o dia do Cristo Negro de Portobelo. Não há informações de como a tradicional estátua estátua chegou na cidade do Panamá, mas a lenda conta que foi encontrada no mar e foi responsável pelo fim de uma epidemia de cólera;
A região que hoje é o Panamá, Colômbia, Equador e Venezuela era chamada de Grã-Colômbia;
O país é pequeno, em questão territorial, mas se for comparar as aves, é maior quantidade de aves que os Estados e do Canadá juntos;
A maioria das moedas do Panamá mostram Vasco Nuñez Balboa que foi o descobridor do oceano pacifico. Mas a moeda de 1 centavo tem o perfil do cacique Urracá que lutou contra os espanhóis, foi preso, fugiu e morreu em 1531;
Pollera é um traje típico panamenho que só mulheres são permitidas a usar. Ele é ricamente decorado e com muitos bordados fivelas, correntinhas, broches, anéis, pérolas, costuras e etc. Por isso demora praticamente um ano para ficar pronto.
Saiba mais
Panamá – Playa Venao Resort
Saiba mais
Panamá – Bocas Del Toro
Saiba mais
Panamá – Santa Catalina
Diga-nos Olá
Adorariamos ouvir você
Encontre-nos
Contate-nos
SÃO PAULO: Av. Paulista, 1765 – Conjunto 72 – Bela Vista
RIO DE JANEIRO: Rua General Roca, 916 – 603 - Tijuca.